O COLÉGIO - História

O Colégio Santo Antônio de Jesus é uma unidade integrante da Rede Mercedária Missionária de Educação e tem como lema “Educar para a Vida e a Liberdade”, priorizando, na sua prática educativa de mais de meio século, a excelência acadêmica e a formação para os valores humanos e cristãos.

O Colégio foi fundado em 24 de maio de 1947 pelas Madres Lúcia Etchepare (fundadora da Congregação das Irmãs Mercedárias Missionárias do Brasil) e Maria do Rosário de Almeida (primeira diretora do Colégio). Tem como mística orientadora de sua filosofia e espiritualidade educacional as seguintes dimensões: contemplação, misericórdia e libertação.

A Instituição de Ensino, desde as suas origens, vem dando uma contribuição valiosíssima à educação da cidade e da região do Recôncavo Baiano (inclusive contando com publicações acadêmicas sobre essa temática), atendendo a alunos provenientes do município e cidades circunvizinhas, de condições econômicas diversificadas.

Para acompanhar as mudanças do mundo contemporâneo e manter sua tradição de ensino de excelência, o Colégio firmou e mantém, desde o início de 2009, uma parceria com o Sistema COC de Ensino, adotando ferramentas tecnológicas de ponta e material didático atualizado para atender ao currículo inovador organizado na perspectiva interdisciplinar. Do mesmo modo, firmou e mantém parceria com o CCAA desde o início de 2010, trabalhando Língua Estrangeira Moderna na modalidade Curso de Idioma (Inglês e Espanhol).

O Colégio funciona em prédio de construção própria, localizado em área central da cidade de Santo Antônio de Jesus, com uma área total de 7.187,54 m², sendo a área construída 3.701,95 m², edificado em 03 pavimentos.