REDE MERCEDÁRIA - História

A Congregação das Irmãs Mercedárias Missionárias do Brasil é uma instituição missionária, educacional, religiosa e social, que tem como missão contribuir para o desenvolvimento integral das pessoas e para a construção de uma sociedade cristã, ética e sustentável, através da evangelização, da educação e da assistência social.

Fundada em 10 de agosto de 1938, pela Madre Lúcia Etchepare, em São Raimundo Nonato – PI, a Congregação tem unidades nos estados do Piauí, Bahia, Minas Gerais e Goiás, na cidade de Buffalo, Estados Unidos da América e no Peru. Desde 2007, vem reestruturando e redefinindo suas ações institucionais em rede, com o objetivo de fortalecer e integrar suas atividades no âmbito educacional, social, missionário e político.

Através das obras sociais, das pastorais e movimentos sociais, dos centros de encontro e da ação educativa, a Congregação se compromete a manter acesa a chama da esperança e é desafiada e convocada a ser a presença contemplativa, misericordiosa e libertadora, numa sociedade conflitiva, contraditória e em constante mudança.