PROJETOS

Feira das Nações

 

Orientador: Professor Ton Amparo

 

Projeto Feira das Nações – 27/08/2013

 

A atividade proposta para a Feira de Nações do CSAJ consiste em elaborar uma análise abrangente, envolvendo aspectos socioculturais de diversos países a serem escolhidos pelos estudantes em diferentes continentes estudados, que serão abordados através da música, da dança, da culinária, da geografia, da história, dentre outros.

Portanto, o intuito é agrupar esses estudantes e aprofundar através de pesquisas os conhecimentos sobre: aspectos históricos; aspectos culturais; aspectos geográficos e econômicos.

Sendo assim, estabelece-se como objetivo principal, estimular no estudante e nas turmas a capacidade de organizar-se como conjunto, incitando continuamente suas potencialidades; bem como, desenvolver a percepção da interdisciplinaridade dos conteúdos entre docentes e discentes.

Desse modo, é provável que esses estudantes atinjam a ampliação do seu conhecimento de mundo, relacionando os conteúdos estudados com a realidade ao seu redor.

 

Orientação Geral:

 passo: definir o continente a ser pesquisado pela turma;

 passo: definir 05 países dentro do continente escolhido a serem pesquisados;

3º passo: dividir em 03 subgrupos para ficar responsável pela exploração e socialização de cada aspecto a ser abordado;

4º passo: mediar à articulação do trabalho com outras disciplinas, bem como coordenar o desenvolvimento da pesquisa;

 passo: apresentar os resultados obtidos com a comunidade escolar.

 

DETALHAMENTO DOS ASPECTOS A SEREM ABORDADOS PELAS TURMAS:

 

I- ASPECTOS HISTÓRICOS

Surgimento ou descobrimento, povos que influenciaram a história, principais fatos históricos ocorridos no País.

Comparar historicamente o país estudado em tempos diferentes, a história do país na época da formação e atualmente.

Identificar o sistema político, sistema educacional e pessoas que tiveram grande importância na história do país.

II- ASPECTOS CULTURAIS

Danças, comidas típicas, músicas, folclore, arquitetura, artesanato, destaque nas artes, curiosidades sobre o país e povos nativos e seus colonos. Relatar sobre a cultura do país.

III- ASPECTOS GEOGRÁFICOS E ECONÔMICOS

Clima, mapa, bandeira, hidrografia, riquezas minerais, recursos naturais, fauna, flora, tipo de vegetação, solo, fronteiras do país, extensão territorial, renda per capita, densidade demográfica e economia do país.

OBJETIVO

Estabelece-se como objetivo principal, estimular no estudante e nas turmas a capacidade de organizar-se como conjunto, incitando continuamente suas potencialidades; bem como desenvolver a percepção da interdisciplinaridade dos conteúdos entre docentes e discentes.