PROJETOS

Reflorestamento de nascentes

Santo Antônio de Jesus é um município localizado na região de mata atlântica, no entanto atualmente encontram-se apenas resquícios dessa cobertura vegetal, a maior parte foi suprimida e substituída por pastagens, utilizadas na criação de gado. Um dos maiores prejuízos para a região foi a redução do volume e da qualidade da água nas nascentes e rios.

Na zona urbana muitas nascentes foram assoreadas e até mesmo aterradas. Atualmente são vistas no local construções, outras estão muito poluídas por esgotos domésticos em áreas sem saneamento básico. Não é muito diferente a situação na zona rural desse Município.

As ONGs e o Ministério Público buscam alternativas, produzindo mudas, estimulando o plantio de árvores, entretanto não são medidas suficientes para amenizar a situação de degradação dos mananciais de água da região. Existe ainda muito descaso com a questão na qualidade da água e preservação da biodiversidade.

O Colégio Santo Antonio de Jesus entende que o cuidado com o ambiente deve fazer parte da vida de um cidadão, e como Instituição de educação não pode se isentar de participar e quando possível intervir na comunidade na busca da melhoria da qualidade de vida. Busca, portanto, desenvolver atividades que mobilizem os educandos e, consequentemente, os conscientize do seu papel na sociedade.

OBJETIVO

Sensibilizar e mobilizar uma nova geração de voluntários, promovendo os benefícios do voluntariado como meios efetivos na construção de sociedades mais fortalecidas e civicamente engajadas em causas de interesse social, avançando no compromisso socioambiental.